Frank V. Carvalho
Nós chamamos de construtivismo a linha pedagógica que se tornou conhecida entre nós por enfatizar a participação ativa do aluno na construção do seu próprio aprendizado, através da experimentação, pesquisa em grupo, o estímulo à dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos.
A base na qual o construtivismo adotou tais práticas encontra-se nos estudos do psicólogo suíço Jean Piaget (1896-1980), o qual procurou demonstrar que a criança raciocina segundo estruturas lógicas próprias, que evoluem conforme faixas etárias definidas, e são diferentes da lógica do adulto. Ele chama de estágios essas diferentes fases do desenvolvimento cognitivo (sensório-motor, operacional-concreto [pré-operatório e operações concretas] e operacional-formal). No entanto, ele não criou o construtivismo educacional. Ao contrário do que muitos imaginam, ele não se preocupou em formular uma linha pedagógica e nem mesmo indicou métodos específicos de alfabetização: dedicou a vida a investigar os processos da inteligência e do desenvolvimento das crianças. Outros estudiosos valeram-se das suas descobertas para desenvolver propostas pedagógicas.
Vale ressaltar também que construtivismo não é apenas o termo pelo qual é conhecida a linha pedagógica mencionada. Há outros significados, mas o principal deles é mais amplo e ultrapassa as fronteiras pedagógicas. É o nome de uma das grandes correntes teóricas empenhadas em explicar como a inteligência humana se desenvolve. Essa concepção parte do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entro o indivíduo e o meio.
Por ser o nome do sistema ao qual Piaget trouxe grandes contribuições, a palavra construtivismo passou a designar também a linha pedagógica inspirada em sua obra. Além de Piaget, outros estudiosos deram importantes contribuições para essa corrente teórica: o russo Lev Vygotsky (1896-1934), o francês Henry Wallon (1879-1962) e o norte americano David Ausubel (1918).
Fonte da Imagem: www.algosobre.com.br
2 comentários:
MUITO BOM ESSE RESUMO SOBRE O CONSTRUTIVISMO!
A linha de proposta pedagógica construtivista é interessante. Possibilita o aluno atuar como protagonista no seu próprio desenvolvimento cognitivo e a partir de suas percepções construir e constantemente re(construir) o conhecimento. Porém, é necessário muito cuidado e uma orientação docente bem fundamentada para que os conceitos, atitudes e procedimentos desenvolvidos à partir dessa proposta pedagógica não sejam trabalhados de forma aleatória e sem objetivos previamente definidos, pois desse modo,surtirá o efeito contrário, e o caos se estabelecerá. Para trabalhar com o "construtivismo" é necessário muita leitura, conhecimento e sobretudo, PLANEJAMENTO.
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