1. Apresentação do Alfabeto – Conhecendo as letras, nome por nome, o ideal do traçado e da escrita. Conforme a escolha feita pelo professor, podem ser apresentados de uma a quatro representações do código (Letras maiúsculas e minúsculas de Imprensa (Bastão) e letras maiúsculas e minúsculas cursivas)
2. Escrita do Nome – Trabalham-se todos os nomes dos alunos no quadro.
3. Apresentação do Princípio Alfabético.
4. Apresentação do Conceito de Sílaba. Na Língua Portuguesa, todas as sílabas têm uma vogal.
5. Vogais. Seus sons e sua importância nas sílabas.
6. Apresentando e Trabalhando progressivamente as Famílias Silábicas.
1º Grupo
B, D, F, L, M, N, P, T, V, Z
2º Grupo
C, G, J
3º Grupo
R, S
R, S
4º Grupo
H, QU, X
5º Grupo
K, Y, W
6. Trabalhando os dígrafos e as famílias fruto da união de duas ou mais consoantes.
7. Todo o trabalho inicial é feito a partir de palavras contextualizadas ou frases curtas. Em um segundo momento são trabalhados textos curtos. Finalmente pequenas histórias e textos mais longos.
8. Diversas e diferentes atividades são realizadas com os alunos: bingo de letras e sílabas, coquetel, caça palavras, dominó de letras, desenhos, associações, treino, cópias, ditados, etc.
H, QU, X
5º Grupo
K, Y, W
6. Trabalhando os dígrafos e as famílias fruto da união de duas ou mais consoantes.
7. Todo o trabalho inicial é feito a partir de palavras contextualizadas ou frases curtas. Em um segundo momento são trabalhados textos curtos. Finalmente pequenas histórias e textos mais longos.
8. Diversas e diferentes atividades são realizadas com os alunos: bingo de letras e sílabas, coquetel, caça palavras, dominó de letras, desenhos, associações, treino, cópias, ditados, etc.
9. Cobra-se a leitura e a escrita de forma paralela.
Figura: Cartilha Meus Exercícios de Linguagem (1945)
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