quinta-feira, 30 de junho de 2011

Estratégias e Instrumentos de Avaliação

Avaliação e Avaliações – Práticas Educativas
Frank Viana Carvalho

Vários caminhos são utilizados pelos professores para promover o aprendizado e avaliar seus alunos. Em cada um deles, os objetivos estão sempre relacionados aos aspectos formativos. Cabe-nos então, como educadores, tentar visualizar cenários nos quais estas atividades se desenvolvem, sejam eles positivos, intermediários, ou negativos.

Seminários
Utilizados para promover a interação entre os alunos, estabelecer contextos de expressão verbal dos conteúdos e estimulá-los a pesquisar os assuntos abordados em sala de aula.

Tarefas de Casa
A maioria dos exercícios tem por finalidade ‘fixar’ conteúdos trabalhados em sala de aula. Funcionam em duas direções, uma formativa e outra, de conteúdos. Na formativa, espera-se o desenvolvimento da responsabilidade. Na abordagem dos conteúdos, o pensamento é o aprofundamento e o treino de habilidades.

Trabalho em Grupo em Sala de Aula
Sob os cuidados e o olhar docente, é estabelecido a fim de promover a interação, a cooperação, o aprendizado do ‘trabalho em equipe’ (ceder, compartilhar, compreender, ouvir, expressar, ensinar, assumir responsabilidades, aprender), crescer em empatia (colocar-se no lugar do outro), autonomia, e promover o ‘conhecimento’ com o esforço de todo o grupo.

Testes Surpresa
Promover o estudo antecipado e contínuo dos conteúdos trabalhados cotidianamente em sala de aula.

Trabalhos em Grupo fora da Sala de Aula
Sem a supervisão direta do professor, visam aos mesmos objetivos do trabalho em grupo em sala de aula; tudo isso além da responsabilidade de realizar o trabalho de forma ainda mais autônoma.

Debates
Busca estimular os alunos a apresentar e defender seus pontos de vista diante de assuntos ou temas de interesse (ligados à disciplina).

Provas Escritas
O objetivo principal é a verificação do que foi aprendido ao longo de um determinado período com relação aos conteúdos da disciplina.

Prova Oral
Procura fazer um contraponto à avaliação escrita, dando a oportunidade ao aluno de expressar-se oralmente nos temas da avaliação.

Trabalhos de Pesquisa (a serem apresentados em data posterior)
Visam principalmente desenvolver hábitos de pesquisa e investigação, além, é claro, de propiciar uma oportunidade de aprofundamento no conteúdo proposto. Buscam também o desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade discente.

Relatórios de Filmes e Livros
Após a apresentação do conhecimento por caminhos diferentes da simples apresentação docente, buscam verificar a capacidade do aluno de resenhar, sintetizar ou resumir as apresentações em textos escritos, mantendo-se de forma coerente dentro dos tópicos principais.

Fonte da Imagem: www.mistralis.com

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...