Prof. Frank V. Carvalho (MD. Educação e Dr. Ética e Filosofia Política)
“Regras ensinadas por coação externa permanecerão externas no espírito da criança. Regras fruto de um mútuo respeito e cooperação tornarão raízes dentro da mente das crianças”.
Jean Piaget, The Moral Judgement of the Child, (New York: The Free Press, 1965), p. 362
“A disciplina não é um simples dispositivo para manter uma paz superficial na sala de aula; é a moralidade da sala de aula como uma pequena sociedade”.
Émile Durkheim, Moral Education (New York: The Free Press, 1973), p. 148
Com esses dois pensamentos dou início a um dos temas mais abordados na educação contemporânea: a possibilidade de se ensinar valores através das regras. Nessa abordagem estarei dando exemplos práticos. Um exemplo relativo à 8ª série (9º ano) e outro voltado ao Ensino Médio. Vamos a eles:
I – A profª Judite juntamente com os alunos elegeram e votaram estas regras, que foram chamadas de “Regras de Comportamento em Sala de Aula”
Profª Judite Soares Reis (Disciplina: Geografia, Série: 8ª Turma: A Turno: Matutino)
“Regras de Comportamento em Sala de Aula”
1. Silêncio:
a) Alunos – Professor(a): Os alunos permanecerão em silêncio enquanto o professor estiver falando.
b) Alunos – Alunos: Quando um(a) colega estiver dando a sua colaboração, os demais manterão o silêncio.
(Valores: Respeito, Autocontrole, Disciplina própria, Democracia, Paciência).
2. Ordem/Participação:a) Alunos – Professor(a): Para dar a sua participação (opinião, resposta, etc.) o aluno pedirá a vez (levantando a mão).
b) Alunos – Alunos: A participação será de um(a) colega por vez.
c) Classe: Todos manterão as carteiras organizadas e se apresentarão de acordo com a indicação do professor(a).
(Valores: Organização, Cortesia, Ordem, Harmonia, Democracia, Perfeição).
3. Higiene e Limpeza:
a) Durante a aula ninguém deverá lanchar dentro da sala.
b) Todo o lixo no lixo
(Valores: Asseio, Pessoal, Cooperação, Ordem, Solidariedade).
4. Locomoção:a) Para entrar/sair da sala os alunos deverão pedir a autorização do professor.
b) Durante a aula os alunos não correrão pela sala.
(Valores: Organização, Respeito, Calma, Serenidade).
5. Relacionamento:
a) Não serão usados palavrões ou ofensas pessoais no ambiente de ensino e aprendizagem.
b) Haverá respeito mútuo no ambiente da sala de aula.
(Valores: Respeito, Amor, Cortesia, Alegria, Sensibilidade, Generosidade, Solidariedade).
6. Tarefas Escolares:a) Cada aluno manterá em dias as suas atividades, exercícios e tarefas.
b) Cada um fará a sua parte, sem copiar do colega.
(Valores: Responsabilidade, Perseverança, Integridade, Honestidade, Pontualidade, Sinceridade, Trabalho).
7. Hierarquia:
a) As reclamações serão feitas sempre primeiramente ao professor e de preferência pelo aluno representante da turma.
(Valores: Ordem, humildade, Respeito).
Conseqüências do não cumprimento das regras:1ª vez – O aluno deverá explicar para o professor a razão de não cumprir a regra e buscar corrigir o erro (se por uma ofensa, deverá pedir desculpas ao ofendido).
2ª vez – Explicar ao professor a razão da repetição e continuidade. Corrigir o erro. Escrever um compromisso.
3ª vez – O aluno será encaminhado à coordenação disciplinar.
Um segundo exemplo:
II – O Profº. Alberto (Física – 2º Ano Colegial) combinou poucas regras com sua turma, mas eles são firmes em seu cumprimento:
Regras de Sala de Aula
1. Esteja a tempo preparado e pronto para as atividades no começo de aula.
(Pontualidade, Responsabilidade, Perseverança)
2. Por favor, levante a sua mão quando quiser falar e espere calado a sua vez.
(Ordem, Autocontrole, Paciência)
3. Por favor, mantenha a ordem da sala e a sala em ordem (carteira, objetos pessoais, limpeza) de tal forma que você possa ouvir as batidas do seu coração e a voz da sua consciência.
(Ordem, Respeito, Paciência)
4. Por favor, trate os outros como você gostaria de ser tratado.
(Respeito, Tolerância,Solidariedade, Empatia)
Quebra das Regras – Conseqüências:Conversar com o professor após o término da aula.
1. Esteja a tempo preparado e pronto para as atividades no começo de aula.
(Pontualidade, Responsabilidade, Perseverança)
2. Por favor, levante a sua mão quando quiser falar e espere calado a sua vez.
(Ordem, Autocontrole, Paciência)
3. Por favor, mantenha a ordem da sala e a sala em ordem (carteira, objetos pessoais, limpeza) de tal forma que você possa ouvir as batidas do seu coração e a voz da sua consciência.
(Ordem, Respeito, Paciência)
4. Por favor, trate os outros como você gostaria de ser tratado.
(Respeito, Tolerância,Solidariedade, Empatia)
Quebra das Regras – Conseqüências:Conversar com o professor após o término da aula.
Reflexão
São exemplos práticos extraídos de experiências reais, que de fato funcionam. No caso da profª Judite foram estabelecidas 13 regras (se observarmos como itens isolados). E no caso do prof. Alberto, quatro. Será que é possível aplicar isso em outras classes, em outros contextos?
São exemplos práticos extraídos de experiências reais, que de fato funcionam. No caso da profª Judite foram estabelecidas 13 regras (se observarmos como itens isolados). E no caso do prof. Alberto, quatro. Será que é possível aplicar isso em outras classes, em outros contextos?
Fonte: CARVALHO, Frank. Pedagogia da Cooperação, UNASPRESS, 2003.
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