Frank Viana Carvalho
A Avaliação é um dos temas mais complexos da educação e talvez seja, após a aprendizagem e os processos de construção do conhecimento, o assunto que mais tem merecido a atenção dos estudiosos da pedagogia na atualidade.
Poderíamos, ao agregar as idéias de Gronlund, Bloom, Zabala e Perrenoud compreender a Avaliação[1] em nove partes interligadas, mas de certa forma distintas:
O objeto da AvaliaçãoO conhecimento declarativo (do domínio cognitivo/curricular/formal) e o conhecimento operacional (o domínio afetivo, as habilidades e os valores)
Os integrantes do Processo da Avaliação
Quem está sendo avaliado (participantes) - O ser humano em formação (o aluno), o profissional da educação (o professor) e a metodologia utilizada (as estratégias ou métodos empregados na avaliação)
Objetivos e Alvos da AvaliaçãoO que se pretende alcançar ao final do processo de Avaliação.
Instrumentos de Avaliação
A indicação da forma na qual a avaliação se apresenta ao estudante: provas escritas, testes escritos, avaliação oral, trabalhos, pesquisas, representações, relatórios, resenhas, resumos, interpretações, etc.
A abordagem da Avaliação
Verificada ou demonstrada na maneira como se avalia o educando: direta (avaliação padrão) e indireta (observação)
Funções da Avaliação
São várias as funções da Avaliação enquanto processo: a função didático-pedagógica (no cumprimento dos objetivos gerais e específicos), a função diagnóstica (para identificar progressos e dificuldades e indicar soluções), a função formativa (buscando ensinar valores, habilidades e competências através da avaliação) e a função de controle (através dos meios, da freqüência e da qualificação). Ainda poderiam ser adicionadas outras funções de acordo com a proposta filosófica do educador, da disciplina ou da instituição.
Periodicidade da Avaliação
Ainda com relação à aplicação da avaliação, este fator se apresenta com relação ao “quando” a avaliação é realizada ou o objeto da avaliação é aferido (Avaliação contínua, sistemática, pontual)
Resultados da Avaliação
O resultado que o aluno é capaz de apresentar com relação ao conhecimento que foi avaliado.
A mensuração dos ResultadosA apresentação dos resultados, quando distintos e passíveis de observação (direta ou indireta), sob alguma forma característica (notas, letras, níveis, classificações, percentuais, etc.)
[1] Não há necessariamente concordância entre os autores citados e suas abordagens sobre a avaliação partem de diferentes pressupostos.
A Avaliação é um dos temas mais complexos da educação e talvez seja, após a aprendizagem e os processos de construção do conhecimento, o assunto que mais tem merecido a atenção dos estudiosos da pedagogia na atualidade.
Poderíamos, ao agregar as idéias de Gronlund, Bloom, Zabala e Perrenoud compreender a Avaliação[1] em nove partes interligadas, mas de certa forma distintas:
O objeto da AvaliaçãoO conhecimento declarativo (do domínio cognitivo/curricular/formal) e o conhecimento operacional (o domínio afetivo, as habilidades e os valores)
Os integrantes do Processo da Avaliação
Quem está sendo avaliado (participantes) - O ser humano em formação (o aluno), o profissional da educação (o professor) e a metodologia utilizada (as estratégias ou métodos empregados na avaliação)
Objetivos e Alvos da AvaliaçãoO que se pretende alcançar ao final do processo de Avaliação.
Instrumentos de Avaliação
A indicação da forma na qual a avaliação se apresenta ao estudante: provas escritas, testes escritos, avaliação oral, trabalhos, pesquisas, representações, relatórios, resenhas, resumos, interpretações, etc.
A abordagem da Avaliação
Verificada ou demonstrada na maneira como se avalia o educando: direta (avaliação padrão) e indireta (observação)
Funções da Avaliação
São várias as funções da Avaliação enquanto processo: a função didático-pedagógica (no cumprimento dos objetivos gerais e específicos), a função diagnóstica (para identificar progressos e dificuldades e indicar soluções), a função formativa (buscando ensinar valores, habilidades e competências através da avaliação) e a função de controle (através dos meios, da freqüência e da qualificação). Ainda poderiam ser adicionadas outras funções de acordo com a proposta filosófica do educador, da disciplina ou da instituição.
Periodicidade da Avaliação
Ainda com relação à aplicação da avaliação, este fator se apresenta com relação ao “quando” a avaliação é realizada ou o objeto da avaliação é aferido (Avaliação contínua, sistemática, pontual)
Resultados da Avaliação
O resultado que o aluno é capaz de apresentar com relação ao conhecimento que foi avaliado.
A mensuração dos ResultadosA apresentação dos resultados, quando distintos e passíveis de observação (direta ou indireta), sob alguma forma característica (notas, letras, níveis, classificações, percentuais, etc.)
[1] Não há necessariamente concordância entre os autores citados e suas abordagens sobre a avaliação partem de diferentes pressupostos.
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