terça-feira, 30 de agosto de 2011

Pesquisas na Aprendizagem Cooperativa

Frank Viana Carvalho
Ultimamente, fruto de pesquisas de educadores norte-americanos, tem ocorrido uma sistematização de metodologias de “Ensino Cooperativo” e de "Aprendizagem Cooperativa". São caminhos consensuais de melhoria na educação aproveitando o potencial do trabalho em grupos na sala de aula. Mas não é um simples trabalho em grupo como normalmente ocorre: passar um trabalho e entregar para o grupo fazer. Não. É um trabalho organizado seguindo técnicas pré determinadas onde cada aluno do grupo tem uma “função” e uma ‘tarefa”, de tal maneira que o andar do grupo é influenciado pelo esforço de cada um.


Phill Basset assim define: “A aprendizagem cooperativa é uma metodologia que se baseia em muitas diferentes maneiras de organizar a instrução na classe de aula de tal forma que os estudantes trabalhem e aprendam em pequenos grupos de dois a cinco estudantes. É uma das mais populares e importantes inovações educacionais dos últimos anos. Vários pesquisadores e professores de diversos centros de estudo tem pesquisado e experimentado este método e declarado que realmente ele é mais efetivo e eficiente do que os outros caminhos do passado e a os atuais. Várias pesquisas tem demonstrado que ele é realmente o modelo de ensino do final do século 20.”(1)

William Green, educador norte-americano, da Universidade Andrews - Michigan vê o sucesso desta metodologia baseado nos cinco pontos a seguir: 1. P - Interdependência Positiva - Quando todos os membros do grupo sentem-se conectados uns com os outros na busca de um alvo comum. Todos os membros devem alcançar o sucesso para que o grupo seja bem sucedido. 2. I - Responsabilidade Individual - Cada membro do grupo tem a responsabilidade individual para demonstrar como alcançaram o aprendizado. 3. G - Funcionamento do Grupo - Quando os membros asseguram os seus esforços de colaboração na melhoria da dinâmica de funcionamento do grupo. 4. S -Habilidades Sociais - As habilidades de interação que habilitam o grupo a funcionar efetivamente (ex. revezando, encorajando, ouvindo, ajudando, clarificando, checando a compreensão, sondando(investigando). Semelhantemente habilidades que aumentam a comunicação, confiança, liderança, tomada de decisões e resolução de conflitos. 5. Interação Face-a-Face - Quando os membros do Grupo estão juntos em aproximação uns com os outros e dialogando sobre maneiras para promover o aprendizado e o progresso contínuo.


Fonte: Texto baseado em CARVALHO, Frank Viana. Pedagogia da Cooperação. Eng. Coelho: UNASPRESS, 2003, 3a. edição.
Fonte da Imagem: A imagem acima é de minha autoria.
(1) Basset, Phill. Revista de Educação ASD, Silver Spring, MD, USA, 8:1998, p. 17.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...