Se considerarmos que a Escola moderna nasceu com Comenius (em 1632 na obra Didactica Magna), a escola tradicional nasceu na Idade Média. Isso é revelado pelo estudo da história da educação da época, que nos revela que sua estrutura, ligada à presença de um professor que ensina a muitos alunos, que deve responder pela sua atividade à uma autoridade, suas práticas educativas (ligadas à leitura e a discussão, ao exercício, ao comentário, à arguição) e seus procedimentos disciplinares e avaliativos (castigos, punições e premiações) persistem. As universidades surgiram como desdobramento dos monastérios onde os estudos eram mais avançados. Dessas Escolas medievais nos vem conteúdos e princípios que persistiram por séculos (o ensino do latim, a retórica, a gramática, a filosofia (com ênfase na lógica e na metafísica).
Na Idade Média toda as propostas educacionais e de formação estavam ligadas à ideia de que na Terra, os homens devem seguir os parâmetros divinos. Em outras palavras, a educação estava umbilicalmente ligada à Igreja e à Religião.
Agostinho de Hipona |
Agostinho (Aurélio Agostinho), conhecido como Santo Agostinho (354 – 430), foi um filósofo e bispo da Igreja Católica. Ele é uma das figuras mais importantes no desenvolvimento do cristianismo no Ocidente ao aprofundar vários conceitos (por exemplo, o de pecado original, da participação política, do tempo). Vivenciou a desintegração do Império Romano do Ocidente e nesta época desenvolveu o conceito de Igreja como a cidade espiritual de Deus (na obra De Civitate Dei), distinta da cidade material do homem. Em suas obras, incorporou a filosofia de Platão ao mesclá-la com os princípios e filosofia cristã. Seus escritos influenciaram a visão da Igreja sobre diversos assuntos do final da Idade Antiga até a chegada de Tomás de Aquino (1225 – 1274).
Tomás de Aquino |
Agostinho teve grande influência no pensamento da Escolástica, mas seu período é o da 'Patrística'. Tomás de Aquino é o principal nome da Escolástica.
Um comentário:
Obrigado pelas informações, mas o que mesmo preciso é a influência, pensamentos ou contribuições sobre a Pedagogia na Idade Média
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