quinta-feira, 30 de junho de 2011

Ética

Ética - Definições
Frank V. Carvalho

A palavra ética é originada do grego ethos, (modo de ser, caráter) e também através do latim mos (ou no plural mores) (costumes, de onde se derivou a palavra moral.). Em Filosofia, ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo - sociedade.

Define-se moral como um conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes, valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social. Moral e ética não devem ser confundidos: enquanto a moral é normativa, a ética é teórica, e buscando explicar e justificar os costumes de uma determinada sociedade, bem como fornecer subsídios para a solução de seus dilemas mais comuns. Porém, deve-se deixar claro que etimologicamente "ética" e "moral" são expressões sinônimas, sendo a primeira de origem grega, enquanto a segunda é sua tradução para o latim.

Definindo Ética

Conjunto de princípios e normas que um grupo estabelece para regerem suas atitudes.

Valores e princípios morais estabelecidos em sociedade para a condução da vida e do comportamento humano.

Contextualização da moral, com aberturas de comportamento ao estabelecer hierarquias de valores.

De forma diferente da moral, onde as regras são precisas e fechadas, onde a ênfase é sempre no que é certo ou errado, bom ou mau, correto ou incorreto, a ética busca estabelecer padrões de comportamento ou decisões que contemplem as situações cotidianas ou de dilema. Entretanto, esta abertura pode provocar algumas distorções, pois alguns grupos aplicam novos padrões ‘éticos’ em claro conflito com normas morais ou sociais anteriormente vigentes.

Como proposta filosófica, a ética é essencialmente especulativa e, a não ser quanto ao seu método analítico, jamais será normativa, característica esta, exclusiva do seu objeto de estudo, a moral. Portanto, a ética mostra o que era moralmente aceito em um determinado povo possibilitando uma comparação com o que é moralmente aceito hoje em outra sociedade. Por exemplo, indicando através da comparação, mudanças no comportamento humano e nas regras sociais e suas conseqüências, podendo daí, detectar problemas e/ou indicar caminhos.

Além e acima de tudo, ser ético é fazer algo que te beneficie e, no mínimo, não prejudique o "outro".

Fonte da Imagem: www.panoramablogmario.blogger.com.br

6 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, gostei, muito fácil de se entender...

Anônimo disse...

Parabéns, gostei, muito fácil de se entender...

Anônimo disse...

Parabéns, gostei, valeu...

Anônimo disse...

Hoje em dia é muito arriscado ser ético porque o "amoral" se tornou normal. Contudo, enquanto o indivíduo não se "desmassificar" e buscar agir individualmente em prol da coletividade, o bem (latu sensu)individual se tornará inacessível por causa da impossibilidade de conquista do bem comum. É preciso zelar por uma consciência social, ética e moral coletiva que parte da consciência de cada um porque nossas escolhas, indubitavelmente poderão ser prejudiciais ou benéficas para nós mesmos e para o próximo, pois, o que fundamenta a ética é o próprio homem e vice-versa.

Anônimo disse...

Na minha singela opinião este texto foi muito produtivo, gostei muito. Espero ler mais vezes este texto - Michelangelo e Tharikson

Anônimo disse...

Mt Bom Facil msm de se entender

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...