quinta-feira, 30 de junho de 2011

Cinco Linhas para se Trabalhar a Ética na Escola

Cinco Linhas Educacionais para o Ensino da Ética e dos Valores

1. Tendência Cognitivista – Não trabalha com conteúdos prévios, mas com situações, dilemas e experiências. Dá grande importância ao arrazoamento e à reflexão crítica sobre as questões morais e aos valores. Preocupa-se em criar condições para o estabelecimento de linhas de raciocínio que expliquem ou justifiquem as atitudes.

2. Tendência Afetivista – Preocupa-se com as experiências e o impacto que elas causam em cada um. Procura fazer com que cada um tome consciência de suas orientações afetivas concretas e assim, de bem consigo mesmo, procurem conviver de forma harmoniosa com os seus semelhantes.

3. Tendência Filosófica – Apresenta os vários modelos filosóficos do pensamento, da ética e do comportamento (ex. empirismo, inatismo, existencialismo, etc.). Não há uma preocupação em enfatizar o que é certo e o que é errado, mas apenas apresentar opções para que os alunos escolham dentre os modelos trabalhados.

4. Tendência Moralista – Tem um objetivo normatizador, pois há o estabelecimento de atitudes e valores considerados corretos de antemão. Por um lado é explicíta, pois os alunos ficam sabendo quais são os valores que a escola almeja que sejam desenvolvidos, por outro é impositiva, pois evidencia os valores e determina as ações.

5. Tendência Democrática – Busca democratizar as relações entre os membros da comunidade escolar de tal forma que sempre haja espaço para a participação de todos. Na busca do consenso, evita criar espaço para discussões de valores e temas morais, para não enfrentar situações e contextos polêmicos. Democratiza a elaboração das regras, as discussões e as tomadas de decisão.

Fonte da Imagem: globoesporte.com

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...