terça-feira, 18 de outubro de 2011

Veni, vidi, vici

Júlio César notabilizou-se por suas conquistas militares e por suas célebres frases. Aqui estão três delas:

“Alea jacta est.” (A sorte está lançada). A célebre frase de Júlio César em 10 de janeiro de 49 a.C., após atravessar o rio Rubicão, em direção a Roma. Com seu exército, após atravessar o rio, ele sabia que não havia mais volta – dias difíceis viriam, mas a vitória os aguardava.

“Veni, vidi, vici.” (Vim, vi, venci). Após a vitória, sofrida, mas espetacular, Júlio César proferiu outra de suas célebres frases. Dizem alguns historiadores que essa foi a mensagem (três palavras) que ele dirigiu ao Senado romano. Outros dizem que ele utilizou a expressão mais de uma vez. Bem, o que fica para a posteridade é a expressão de triunfo. Para Júlio César, os desafios existiam para serem vencidos.

“Tu quoque, Bruti, fili mi” (Até tu, Brutus, meu filho). Foi a última frase proferida por Júlio César, diante dos que tramaram a sua morte. Entre eles, seu sobrinho e afilhado, Brutus. A decepção de ver, entre os conspiradores, um a quem amava. César, um dos maiores imperadores da história, como último legado, nos deixou uma frase de indignação.


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...