quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Pensamentos e Reflexões

Tenho postado no Facebook algumas máximas e pensamentos que admiro e que me servem de inspiração. Em realidade, tenho uma verdadeira coletânea em meus arquivos. A cada certa tempo, de acordo com a ocasião e circunstâncias, alguns deles parecem adquirir um significado adicional.
Gosto sempre de citar referências, ao dizer quem é o autor do pensamento em questão. Acho melhor assim. Quando estou navegando na internet, vejo que alguns pensamentos, por equívoco, são atribuídos a outros, que não os reais autores (referendados por citações de livros do próprio autor). Esse é um dos problemas da sociedade do conhecimento - é como se houvesse sempre a necessidade de 'autoridade' para dizer alguma coisa. Vê-se um pensamento bonito e, se ele for impactante, é só dizer que foi do... Albert Einstein, do Shakespeare, do Rousseau, e assim por diante. Na verdade, nossa preocupação deve ser apenas a de citar o autor - se ele é famoso ou não é apenas um detalhe.
Pessoalmente, acabei criando pensamentos e escrevendo textos onde comento ideias aproveitando citações, numa mescla de novas e antigas contribuições. Acho que isso é apenas um novo olhar, uma espécie de 'ensaio' pessoal.

Bem, após essas considerações, alguns pensamentos e reflexões.

O valor dos Educadores
Peter Drucker afirmou que o bem mais importante do mundo contemporâneo é o conhecimento. E que este conhecimento só tem de fato valor quando ele é compartilhado. E qual é o profissional que dedica a vida a compartilhar conhecimentos? Quem são as pessoas que estabelecem como alvo de sua vida ensinar e construir conhecimentos?

Essas são pessoas essenciais que o mundo muito necessita.
Finalizo dizendo que nunca antes tanta coisa esteve em jogo; nunca houve tantos resultados dependendo de uma geração como os que dependem dos que aparecem agora no cenário da educação. Parafraseando Winston Churchill, poderíamos afirmar que, “nunca tantos necessitaram tanto de tão poucos.” Quão grande é o desafio dos educadores.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...