terça-feira, 13 de setembro de 2011

Como escrever um Artigo Científico - Parte 2

Como escrever um artigo científico - Parte 2

Dr. Frank Viana Carvalho (1)


(Continuação)

Divisão do Trabalho


Opte pelo esquema clássico: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.

A introdução é uma apresentação inicial contendo uma visão geral do conteúdo da sua pesquisa ou do seu artigo científico sem entrar em especificidades. Poucos parágrafos são suficientes. Caso deseje ser mais técnico, coloque os objetivos, as hipóteses e a justificativa dessa abordagem. Na justificativa deixe claro como seu trabalho contribui para aumentar o conhecimento naquela determinada área da ciência, ou se ele apresenta novas estratégias para resolver um problema. Você pode expressar aqui na Introdução seus agradecimentos aos que colaboraram em seu projeto (ou pode deixar para o final, na parte da Conclusão).

Desenvolvimento

A partir das hipóteses, defina os tópicos e o problema estudado. Apresente também as estratégias do trabalho ou da pesquisa citando os métodos e os materiais. A partir daí, explique passo a passo como a pesquisa foi desenvolvida (casos práticos) ou como o assunto se apresenta e se desenvolve (teorias). Seja claro e na medida em que escreve, releia tentando se colocar na perspectiva de seus leitores. Se o assunto for longo, divida-o em partes compreensíveis.

Ao mencionar outros autores ou pesquisadores, cite corretamente as fontes de pesquisa – isso reforça a sua própria pesquisa. Em caso de dados concretos e fatos objetivos, utilize gráficos, tabelas, diagramas e listas. Estes devem ser claros, concisos, objetivos e facilmente correlacionados com os textos que os comentam.

Ainda no desenvolvimento apresente sua análise dos dados citados. Comente a partir de seu ponto de vista, confrontando-o, se necessário, com o ponto de vista dos outros autores citados. A argumentação na análise deve ser franca, direta, mas sobretudo, diplomática. Não se deve agredir outros pesquisadores que apresentaram conclusões diferentes ou antagônicas.

Na Conclusão

Relembre brevemente os pontos altos de seu trabalho e suas conclusões. Seja conciso e breve, mas não passe por alto conclusões importantes. Apresente as aplicações de seu estudo ou trabalho ou as contribuições que ele pode trazer à comunidade (científica, acadêmica ou público em geral) ou à sociedade. Caso seja possível apresente este trabalho como ponte para outras futuras pesquisas correlacionadas.

Referências Bibliográficas

Em geral, o ideal é seguir a formatação padrão ABNT a) livros: sobrenome, nome, título da obra, subtítulo, edição, cidade, editora, ano, página; b) revistas: sobrenome, nome, título do artigo, nome da Revista, número da edição, ano da edição/publicação, cidade, editora, ano, página; c) Internet: sobrenome, nome, título da obra ou nome do artigo, url (endereço na internet), data do acesso. Contudo lembre-se que muitas Revistas Científicas têm seu próprio padrão de formatação das referências de pesquisa.

(1) Frank Viana Carvalho é professor de Metodologia da Pesquisa Científica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - SR.
Fonte da Imagem: garotaclorofila.blogspot.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Profº Frank...

Adorei as suas pesquisas muito interessante, cultural é espetácular, sou suspeita em falar porque adimiro seu trabalho, tive oportunidade de te conhecer, a sua família é muito linda parábens, estou com saudades de suas aulas e espero que lembre de mim, sou a Helen da FALC,fui sua aluna do 2º de Contábeis/Adm.
Beijos.
E tudo de bom para o senhor e sua familia.
HELEN....

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...