segunda-feira, 2 de março de 2009

Darwin incentivou o Racismo Genocida?

Não é somente um fato histórico, é uma verdade inegável a utilização da teoria evolucionista na época da segunda guerra mundial para camuflar ideais de racismo, dominação e genocídio.

Entretanto, muitos irão dizer que Darwin jamais defendeu essas idéias e que isso (a utilização das idéias para justificar o racismo ou o genocídio) é o resultado de uma interpretação errônea de sua teoria. E mais, que essa seria uma acusação injusta...

Vamos analisar o que escreveu Charles Darwin? Nossa, é preocupante e assustador:

“Em algum período futuro, não muito distante se medido em séculos, as raças civilizadas do homem vão certamente exterminar e substituir as raças selvagens em todo o mundo. Ao mesmo tempo, os macacos antropomorfos... serão sem dúvida exterminados. A distância entre o homem e seus parceiros inferiores será maior, pois mediará entre o homem num estado ainda mais civilizado, esperamos, do que o caucasiano, e algum macaco tão baixo quanto o babuíno, em vez de, como agora, entre o negro ou o australiano e o gorila.”

Ele também diz:
“Olhando o mundo numa data não muito distante, que incontável número de raças inferiores terá sido eliminado pelas raças civilizadas mais altas!” (...) “Entre os selvagens, os fracos de corpo ou mente são logo eliminados; e os sobreviventes geralmente exibem um vigoroso estado de saúde. Nós, civilizados, por nosso lado, fazemos o melhor que podemos para deter o processo de eliminação: construímos asilos para os imbecis, os aleijados e os doentes; instituímos leis para proteger os pobres; e nossos médicos empenham o máximo da sua habilidade para salvar a vida de cada um até o último momento... Assim os membros fracos da sociedade civilizada propagam a sua espécie. Ninguém que tenha observado a criação de animais domésticos porá em dúvida que isso deve ser altamente prejudicial à raça humana. É surpreendente ver o quão rapidamente a falta de cuidados, ou os cuidados erroneamente conduzidos, levam à degenerescência de uma raça doméstica; mas, exceto no caso do próprio ser humano, ninguém jamais foi ignorante ao ponto de permitir que seus piores animais se reproduzissem.” (1)


Análise

Sou um homem das ciências humanas. Tenho que me esforçar para não fazer nenhum comentário que possa parecer tendencioso ou enxergar algo que possa prejudicar a imagem do cientista Charles Darwin, agora tão celebrado que é até tema de escola de samba (2). Mas sendo sincero, os trechos acima falam por si só.
Veja bem, apela Darwin sem rodeios para a eliminação daqueles que ele considera um peso para a humanidade?

Obviamente Darwin era fruto de seu tempo, de sua época. O racismo apresentado como o pensamento e a visão de que havia raças 'humanas' inferiores era muito comum naquela época. É verdade que isso pode minimizar as declarações acima apresentadas. Mas naquela época, diversas pessoas conseguiam olhar mais adiante (um olhar ou visão 'a frente de seu tempo') e enxergavam cada ser humano, não importando sua etnia como alguém de valor e com toda a dignidade que nós todos merecemos.

Darwin só refletiu as idéias de seu tempo ou foi alguém que conseguiu vislumbrar o futuro?

Se ele vislumbrou o futuro, temo pelos rumos da humanidade.


(1) Textos selecionados por Olavo de Carvalho a partir da obra “A Origem das Espécies”, Capítulo III - Luta pela sobrevivência e capítulo IV - A seleção natural ou a perseverança do mais capaz.
(2) Cortejo na Bahia em homenagem a Darwin será dia 14 de março (http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=61921)
Fonte da Imagem: WWW.cepeca.org.br

6 comentários:

Cleiton Heredia disse...

Só um crédulo simplório confiaria cegamente na ciência.

A ciência, assim como a religião, possui seus dogmas de fé, pois sabemos que nem tudo é passível de comprovação puramente empírica (até mesmo aquilo que pode ser comprovado nos laboratórios é passível de equívocos de interpretação gerados por preferências subjetivas).

Falamos que a história é contada pelos vencedores, mas esquecemos de que a ciência também é feita pelos poderosos.

Aquela história do cientista compromissado com a verdade e com independência ideológica e financeira para expor os resultados de suas pesquisas sem qualquer tipo de pressão, não existe!

Todos sabem que em quase todos os seguimentos da ciência, tudo funciona a base de verbas governamentais e patrocínios financeiros privados. Caso os cientistas digam algo que contrarie a vontade daqueles que os sustentam, a fonte seca ou são simplesmente substituídos por outros que dancem conforme a melodia dos seus financiadores.

Enéias Teles Borges disse...

De uma certa forma a propaganda darwinista também é feita por muitos criacionistas "reduzidos". O ataque ao Darwinismo por alguns acaba sendo uma bela defesa ao contrário - tamanha a fragilidade de muitos pseudos criacionistas.

Bela e oportuna postagem!

Ricardo disse...

Alguém poderia dizer que o Deus dos cristãos e judeus é um genocida. Basta dar uma lida rápida no Velho Testamento para comprovar suas ordens de extermínio de populações inteiras, inclusive crianças de colo.

Já antecipo a defesa dos religiosos. Vão dizer que isso era comum naquela época, além do que Deus sabe o que faz (rs).

Quanto a Charles Darwin, realmente na sua época o pensamento caucasiano era aquele mesmo, e de tudo ele não estava errado, basta ver o destino dos povos menos evoluídos, tudo indo pro vinagre.

Enéias Teles Borges disse...

Frank:

O comentário do Ricardo tem sentido correto (recomento seu blog e o texto que trata do tema - Darwin x racismo).

Fora do contexto é possível divagar muito sobre homossexualismo, racismo e outros. Até mesmo acusar os judeus de assassinos bárbaros que não respeitavam recém nascidos e afins...

Abraços.

Anônimo disse...

Good Day all, lovely chat board I find It amply helpful & it has helped me loads
I hope to give something back and assist other users like this site has helped me

_________________
[url=http://iphoneusers.com]jailbreak iphone 4[/url]

Anônimo disse...

O evolucionismo não é ciência, mas um absurdo querendo ser ciência. Como pode ser considerado ciência uma asneira que propala que viemos de amebas(ou outro protozoário)?E que diz que o universo veio do nada e vai para o nada?Que não existe vida após a more; nem recompensa nem castigo?Que diz que obras grandiosas e perfeitas, como são todas a s obras da criação(incluindo os seres humanos) vieram do acaso, quando nem a mais engenhosa invensão humana se compara ao mais simples ser vivo em sabedoria e tecnologia?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...