Alexei
Nikolaevich Leontiev (1903 - 1979) foi
um psicólogo russo. A partir de 1924, depois de graduar-se em Ciências Sociais,
aos vinte anos, Leontiev passou a trabalhar com Lev Vygotsky.
Assim como os
outros teóricos sócio-interacionistas
(Vygotsky e Luria), para Leontiev, as teorias psicológicas veem o conhecimento
em espiral, enquanto aprendizagem sócio-histórica, construída em processo
dialético, através de situações-problema, de atividades complexas e relacionais,
avaliada nos aspectos qualitativos de resolução e no formato coletivo de
trabalho, o que rompe, definitivamente, com os critérios exclusivos de
mensuração quantitativa.
O conhecimento prévio, em função do contexto
sócio-cultural do aluno, de sua vida e de sua experiência sócio-cultural, é
considerado, e este, por sua vez, influencia as formas e os tempos diferentes
de aprendizagem dos conteúdos trabalhados e das competências construídas.
Como
o domínio do conhecimento acontece em constante transformação, há uma ruptura
com a lógica individualista, e o "outro" é visto como parceiro da
aprendizagem, sendo estímulo ao processo de aprender, em que cada parte é
integrada à composição que se interliga ao todo.
O
conceito espontâneo do aluno,conhecimento não-escolar, e sua representação
sobre a realidade mudam de referenciais, quando, pela interação, se constitui
uma zona de possibilidade de desenvolvimento do sujeito, a partir do outro.
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