Frank - Candidatura a Direção Geral do IFSP-SRQ 2025-2028
sexta-feira, 30 de julho de 2010
As Cinco Provas da Existência de Deus de Aquino
Em se tratando de Filosofia, várias são as 'provas' e 'argumentos' para se estabelecer a existência de Deus. Diversos filósofos assim o fizeram. Comecemos por Tomás de Aquino, que na Suma Teológica tenta provar a existência divina sem apelar para a fé.
Primeiro Motor. Nossos sentidos atestam, com toda a certeza, que neste mundo algumas coisas se movem. Tudo o que se move é movido por alguém, é impossível uma cadeia infinita de motores provocando o movimento dos movidos, pois do contrário nunca se chegaria ao movimento presente, logo há que ter um primeiro motor que deu início ao movimento existente e que por ninguém foi movido, e um tal ser todos entendem: é Deus. Deus é potência (metafísica) e ao mesmo tempo movimento (ato, ação). Somente Deus poderia poderia prover ao mundo seu movimento, seu início.
Causa Primeira ou Causa Eficiente. Essa advém da relação "causa-e-efeito" que se observa nas coisas criadas. Não se encontra, nem é possível, algo que seja a causa eficiente de si próprio, porque desse modo seria anterior a si prórpio: o que é impossível. É necessário que haja uma causa primeira que por ninguém tenha sido causada, pois a todo efeito é atribuída uma causa, do contrário não haveria nenhum efeito pois cada causa pediria uma outra numa sequência infinita e não se chegaria ao efeito atual. Logo é necessário afirmar uma Causa eficiente Primeira que não tenha sido causada por ninguém. Esta Causa todos chamam Deus. Assim se explica a causa da existência de todo o Universo.
Ser Necessário e Ser Contingente. Existem seres que podem ser ou não ser, chamados de contingentes, isto é cuja existência não é indispensável e que podem existir e depois deixar de existir. Todos os seres que existem no mundo são contingentes, isto é, aparecem, duram um tempo e depois desaparecem. Mas, nem todos os seres podem ser desnecessários, pois se não o mundo não existiria, alguma vez nada teria existido. Logo é preciso que haja um Ser Necessário e que fundamente a existência dos seres contingentes e que não tenha a sua existência fundada em nenhum outro ser.
Igualmente, tudo o que é necessário tem, ou não, a causa da sua necessidade de um outro. Aqui também não é possível continuar até o infinito na série das coisas necessárias que têm uma causa da própria necessidade. Portanto, é necessário afirmar a existência de algo necessário por si mesmo, que não encontra em outro a causa de sua necessidade, mas que é causa da necessidade para os outros: aquele que todos chamam Deus. Além disso, do nada, nada surge, nem há como advir o ser. Como se observa que as coisas existem, não podem ter se originado do nada.
Ser Perfeito e Causa da Perfeição dos demais. Verifica-se que há graus de perfeição nos seres, uns são mais perfeitos que outros, o universo está ontologicamente hierarquizado (seres racionais corpóreos, animais, vegetais e inanimados). Qualquer graduação pressupõe uma parâmetro máximo – logo deve existir um ser que tenha este padrão máximo de perfeição e que é a Causa da Perfeição dos demais seres.
Inteligência Ordenadora. Existe uma ordem admirável no Universo que é facilmente verificada. Ora, toda ordem é fruto de uma inteligência ordenadora, não se chega à ordem pelo acaso e nem pelo caos. Logo há um ser inteligente que dispôs o universo em sua forma ordenada. Com efeito, aquilo que não tem conhecimento não tende a um fim, a não ser dirigido por algo que conhece e que é inteligente, como a flecha pelo arqueiro. Logo existe algo inteligente pelo qual todas as coisas naturais são ordenadas ao fim, e a isso nós chamamos Deus.
Há uma ordem em todos os seres, os menores seres (ele cita os vegetais) tem órgãos para cada função ordenados para a preservação da espécie. Esta ordem pressupõe uma Inteligência ordenadora, pois a ordem não vem do caos e nem do acaso. Da mesma forma as letras de um livro não são colocadas ao acaso. Logo a ordem existente no mundo prova a existência de uma Inteligência que ordenou todas as coisas nos mínimos detalhes. É necessário que exista uma Inteligência Suprema que tenha ordenado o Universo criado.
Assinar:
Postagens (Atom)