quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Dawkins, um delírio

Críticas a Dawkins


Antony Flew, brilhante filósofo, que já foi o ateu mais proeminente do mundo, faz uma dura crítica contra Richard Dawkins. Vale lembrar que Dawkins é considerado agora como o mais entusiasta defensor do ateísmo.

“O The God Delusion [em português: Deus, um delírio) escrito pelo ateu Richard Dawkins é notável, em primeiro lugar, por ter conseguido uma espécie de recorde ao vender mais de um milhão de cópias. Mas o que é muito mais notável do que o sucesso econômico é que o seu conteúdo - ou melhor, a falta de conteúdo - mostra que o próprio Dawkins tornou-se o que ele e seus colegas secularistas acreditam tipicamente ser uma impossibilidade: ou seja, um ‘fundamentalista secular’. (a minha cópia do Dicionário de Oxford define um fundamentalista como 'um obstinado ou um adepto intolerante de um ponto de vista').”

Notável! O interessante é que Antony Flew foi um ateu que buscava incessantemente a verdade. O seu lema é (ainda vive): “seguir o argumento até aonde ele o levar”. Pois foi seguindo o argumento, que ele encontrou a Deus. Infelizmente, o mesmo não se passa com Dawkins, pois a única coisa que seu livro parece demonstrar, é um profundo ódio por quem pensa diferente dele.

2 comentários:

Ricardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Dawkins apresenta em seu livro argumentos científicos, antropológivos e filosóficos para sustentar sua hipótese. Ele não se diz contra religiões, e mantém relação de amizade com diversos religiosos do Reino Unido. Dawkins é contra o fundamentalismo religioso, mais especificamente o fundamentalismo cristão, que impede as pessoas de enxergarem o mundo ao seu redor de forma racional. O capítulo de destaque do livro, na minha opinião, é quando ele explica que ética e moralidade são independentes de religião, e que os principios éticos atuais são muito mais avançados do que aqueles que conseguimos através da interpretação literal da Bíblia ou ao ouvir a opinião de supostos "sábios" religiosos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...