Dr. Frank Viana Carvalho (1)
Nas várias obras de Metodologia do Trabalho Científico há algumas dicas de como escrever uma tese, uma dissertação ou uma monografia. Em poucas obras há sugestões e orientações sobre como escrever um artigo científico.
Primeiramente você deve ter em mente as diferenças entre um simples artigo de revista ou jornal e um artigo científico. De forma geral, estes artigos ‘simples’ aparecem em revistas que não têm caráter científico. São revistas de várias categorias com maior ou menor seriedade em suas abordagens e é claro, têm também sua validade: tratam de temas gerais, tem apenas caráter informativo, são relativas a entretenimento, mostram opiniões de comentaristas, apresentam produtos e serviços e, em geral, possuem seção de propagandas e anunciantes.
Por outro lado, as revistas científicas apresentam, via de regra, alguns formatos básicos em seus artigos, podendo ter mais ou menos as seguintes características:
- Título que evoca uma pesquisa ou um aprofundamento em algum tema.
- Apresentação do autor do artigo com sua formação e área de atuação.
- Resumo em duas línguas (a segunda língua em geral é o inglês).
- Palavras-chave (às vezes em dois idiomas).
- Divisão do artigo com subtítulos.
- Citações de outros autores ou pesquisadores que tratam do mesmo tema.
- Padrão de formatação (fontes, recuos, espaçamentos).
- Notas explicativas, notas de rodapé e notas de fim.
- Referências Bibliográficas e Fontes de Pesquisa.
Ainda outros itens poderiam ser acrescentados a essa lista (direcionamento a um público alvo específico, acessibilidade apenas aos iniciados, linguagem culta ou de caráter científico, tabelas, gráficos, imagens numeradas, análise criteriosa dos dados, conclusões da(s) pesquisa(s), apresentação das hipóteses, objetivos, materiais utilizados, metodologia utilizada), mas de maneira geral é fácil distinguir um artigo científico de um não científico.
Construindo um artigo Científico
Uma vez escolhido o tema, o título terá seu formato definitivo após a finalização do artigo. Ele deve ser curto, objetivo, que evoque ao tema e que seja claramente relacionado ao conjunto do artigo.
Apresentação do(s) autor(es). Observe que as revistas seguem um padrão – nome, titulação e área de atuação. Apresentações maiores ou muito descritivas podem soar pedantes.
Resumo e Abstract. Feito de forma clara e objetiva levará o leitor a buscar no artigo exatamente o que se apresenta no resumo. É necessário resumir os tópicos principais do artigo e as conclusões obtidas. Deve conter em média de 100 a 150 palavras. O Abstract é a apresentação do Resumo na segunda língua. Dê preferência ao Inglês e só não o faça quando a área da pesquisa seja mais voltada para outra língua específica. Cuidado com os tradutores automáticos da internet, pois eles muitas vezes misturam artigos, traduzem ao pé da letra expressões idiomáticas, trocam pronomes e apresentam (muitas vezes) apenas uma tradução para palavras com muitas possibilidades.
Apresentação das Palavras-chave. São as palavras que caracterizam o seu artigo e facilitarão a busca caso seu trabalho seja colocado na rede (internet).
(continua)
(1) Frank Viana Carvalho é professor de Metodologia da Pesquisa Científica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - SR.
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