sexta-feira, 21 de junho de 2013

A Primavera Brasileira - por Pâmela Danitza

A Primavera Brasileira
por Pâmela Danitza Lozano Carvalho

Desde o começo deste movimento ora em curso pelo país, tenho vislumbrado com otimismo a oportunidade  de transformações reais em nosso querido Brasil. O que começou como um movimento relativo ao preço do transporte público, rapidamente tomou a forma de um grande clamor por mudanças estruturais positivas  em todos os setores.

As manifestações que se espalham pelas cidades, grandes, médias e pequenas, refletem a gigantesca insatisfação de todos com os desvios de rumo do país: corrupção, má gestão dos recursos públicos, a saúde  mal administrada e de baixa qualidade, a educação sem recursos e muito distante do desejado, a morosidade da justiça, a violência policial, a criminalidade em alta, os carteis em vários setores da economia com a conivência das autoridades, a impunidade, o jogo político sujo e imoral, o descumprimento de decisões da justiça, as tentativas políticas de frear investigações, a falta de transparência nos gastos e contratos públicos, o descaso com os idosos, o abandono das autoridades para com as necessidades e causas dos jovens, o transporte público de péssima qualidade, o descaso para com as questões ambientais, a imposição de pequenos e poderosos grupos sobre a maioria, a manipulação das informações...

Os brasileiros que saíram às ruas pedem mudanças! Todos sabem que está ao alcance das autoridades fazer valer as leis já existentes ou criarem novas leis que reflitam os desejos da sociedade por mudanças. Chega de descaso, morosidade e incompetência. Países que saíram do atraso investiram pesado em educação de qualidade e melhoria da saúde. Sabemos que há recursos - a questão é o mal gerenciamento destes recursos. O Brasil não suporta mais a administração daqueles que não tem conhecimento e competência profissional, mas são apenas apadrinhados sem qualificação. O Brasil não aguenta mais os que criticam, mas quando têm a oportunidade, nada fazem, apenas usufruem das vantagens dos cargos e não correspondem e nem fazem jus aos seus salários.

Várias causas chegam às ruas através de bandeiras do povo, dos estudantes, dos intelectuais, dos esclarecidos. Uma primavera brasileira começa. Não dá mais para ficar 'deitado eternamente em berço esplêndido'. O lema agora é 'verás que um filho teu não foge à luta'.

Resumi as principais propostas que vi nesta primeira fase dos protestos. São causas reais e necessárias. Ouvi amigos meus aqui da USP, ouvi professores (da USP e do IF). Falo dessas propostas cheia de esperança. São cinco pautas principais de Reivindicações. Vamos a elas:

1. Educação
10% do PIB investidos na Educação.
Implementação em todas as Escolas de uma ou mais Disciplinas que tratem diretamente da questão da ‘Cidadania e da Política’.
Disciplinas que tratem da análise das profissões no contexto do Mercado de trabalho, Preparo e Orientação Vocacional, e inserção do jovem no mercado de trabalho e no mundo da profissão.

2. Saúde
Mais hospitais, mais médicos e demais profissionais da saúde. Melhor gestão dos recursos da Saúde.

3. Reforma Política
Leis ou ações (ou vergonha na cara dos políticos e partidos) que impeçam que aqueles que estiverem em exercício de cargo público, e já tiverem sido condenados por instâncias máximas da justiça, continuem em seus cargos. O afastamento temporário, no caso de recursos, também vale.
A completa utilização em todas as instâncias públicas do Portal da Transparência.
Regras que regulamentem o financiamento das campanhas sem as maracutaias e desvios já conhecidos.
A discussão de uma ampla reforma política que atenda aos anseios da população por uma representação de fato justa e ética.
Não às leis que tentam impedir as investigações contra os políticos (não a PEC 37).

4. Reforma do Judiciário
Entre as várias necessidades, a modificação de leis ou sistemas que tornam a justiça brasileira muito lenta. Também é necessário atender com verdadeira justiça aos que de fato precisam e não aos interesses escusos dos poderosos.
Diminuição dos prazos de tramitação e da quantidade de recursos que só atrasam a justiça e a tornam excessivamente morosa.

5. Corrupção
Punição rigorosa para os casos de corrupção.
Criação de disque-denúncia para os casos de corrupção em todas as esferas de ação do poder público.

Um exemplo dessas ações é o investimento em educação. Atualmente, o Brasil investe 5,2% do PIB na Educação. Investir 10% significa ‘dobrar’ os recursos em todas as áreas (infra-estrutura, capacitação, salários, materiais, pesquisa, extensão, etc.). Com um Projeto Claro de Investimento e Acompanhamento dos Resultados, não há dúvidas de que isso pode revolucionar a Educação.

Eu voltarei para falar mais dessa nossa Primavera. E de mais causas. Vamos Brasil, acorda!!!

(*) Pâmela Danitza Lozano Carvalho é uma jovem paulista engajada nessa mudança que está em curso no país. É estudante de Letras na USP. É graduada em Relações Internacionais.

2 comentários:

Anônimo disse...

Se não existe nada absoluto, e tudo é relativo, a palavra CERTEZA deve deixar de existir.

Kátia disse...

Toda e qualquer mudança incomoda, sobremaneira àqueles que estão revestidos de prerrogativas e privilégios, em detrimento do que a outros é negado. No entanto, a consciência social deve pautar-se em interesses coletivos que primem pela organização "governamental", em sentido amplo,no intuito de verdadeiramente ocupar-se de questões relevantes, como saúde, moradia, educação, justiça, lazer, entre outros aspectos.
No país do futebol, onde todos se voltam para a "bola", o país pede clemência, o país pede audiência, e é ignorado. Porém, é necessário gritar, bradar, ir às ruas, manifestar-se e fazer valer as coisas em que se acredita e pelas quais vale, verdadeiramente à pena lutar.
Pâmela, parabéns pela contribuição que apresenta a sociedade à partir de suas colocações e posicionamentos. O país precisa de pessoas que pensam como você. Continue escrevendo...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...