sábado, 30 de março de 2013

A autoestima dos alunos

Cuidam tanto da autoestima dos estudantes das escolas públicas que atrapalham sua formação. Esse novo aluno não reprova mais, nem mesmo no final dos ‘abençoados ciclos’, ainda que seus pais queiram. Ainda que não saibam ler e escrever. Na verdade, ainda que não saibam nada. Escola é para socializar o indivíduo. Podem atrapalhar as aulas, desrespeitar os colegas, não fazer as tarefas escolares e tirar notas péssimas. Nada de advertências pesadas, críticas diretas ou suspensões. Coitadinhos, a culpa é do sistema. 
Então, para que eles avancem sem traumas, têm que passar de ano. No futuro, esses alunos serão ótimos profissionais. 

Professores que falam verdades inapropriadas (embora necessárias) devem ser repreendidos por seus superiores. Todos os que criticam são tachados de antipedagógicos, pois 'não entendem' que cada aluno tem seu tempo de aprendizagem, que o modelo não pode ser chamado de aprovação automática, mas de 'progressão continuada', que nos países desenvolvidos também há ciclos nas escolas, que a reprovação só causa a exclusão e o desinteresse. 

Fica a pergunta: se o sistema de valorização da autoestima dos alunos das escolas públicas é tão bom, porque as melhores escolas particulares não seguem por este mesmo caminho?

2 comentários:

Cleiton Heredia disse...

Ótimo texto! A pergunta final é muito pertinente. As regras da educação pública neste país são ditadas por governantes corruptos que estão mais interessados em sistemas que criem massas de manobra do que em sistemas que criem indivíduos capazes de desafiá-los no futuro.

Anônimo disse...

Infelizmente as escolas públicas não são capazes de oferecer,ainda, uma educação de qualidade. O interesse público, na realidade, é de formar uma massa alienada que "pensa" que está sendo privilegiada e, no entanto, está sendo lesada pois, com o ensino técnico e profissionalizante tem-se um "exército de reserva" pronto a fazer o que lhes disserem sem, no entanto, questionamentos. Essa falsa percepção de educação provoca indignação, sobretudo nos pais que desejam aos seus filhos um futuro brilhante. A busca por escolas particulares se dá porque se deseja para eles a possibilidade real e concreta de terem alguma chance de alcançarem seus objetivos e sonhos. As escolas particulares não seguem o modelo das escolas públicas porque ele é falido antes mesmo de ser gerado, posto que,está mais interessados em dados (IDEB) do que em resultados verdadeiros que demonstrem a real situação do nosso país.

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