quinta-feira, 28 de julho de 2011

Pesquisa Qualitativa e Quantitativa

O que é pesquisa qualitativa?


Pesquisa qualitativa é basicamente aquela que busca entender um fenômeno específico em profundidade. A pesquisa qualitativa responde a questões muito particulares. Ela se preocupa com um nível de realidade que não pode ser quantificado. A pesquisa qualitativa tem como objetivo principal interpretar o fenômeno ou o processo observado.

Ela é o tipo de pesquisa realizada para aferir aspectos qualitativos de alguma questão, como percepção de imagem, atitudes diante de algo, comentários aprofundados sobre o significado do aconteceu.

De certa forma, as pesquisas qualitativas são exploratórias, ou seja, estimulam o livre pensamento sobre algum tema, objeto ou conceito pesquisado.



O que é pesquisa quantitativa?

A pesquisa quantitativa considera que tudo pode ser quantificável, ou seja, além dos dados que naturalmente já são numéricos, ela também traduz em números, as opiniões e informações para, em seguida, classificá-las e analisá-las.

Requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas (percentagem, média, moda, mediana, desvio-padrão, coeficiente de correlação, análise de regressão, etc.).

Os resultados da pesquisa quantitativa precisam ser replicados (calculados novamente por outros meios estatísticos ou matemáticos).

Fonte da IMAGEM: http://omacaubense.com.br

Um comentário:

Unknown disse...

amei a explicação .obrigada.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...