“Custo de produção no Brasil é o menor do
mundo e margem é o triplo dos EUA”
É o que
diz a reportagem dirigida por Joel Leite fazendo referência ao site blogosfera.
"– Estudo
do Sindipeças revela que o custo de produção no Brasil é de 58% do preço final
do carro, contra a média mundial de 79% e chega a 91% nos EUA.
–
Fabricantes de autopeças revelem em Audiência Pública que o Lucro Brasil é de
10%, contra 5% no resto do mundo e 3% nos EUA.
A
Comissão de Assuntos Econômicos do Senado realizou na semana passada em
Brasília audiência pública para discutir os altos preços dos carros no Brasil,
com a presença de representantes da Secretaria de Acompanhamento Econômico do
Ministério da Fazenda, do Ministério do Desenvolvimento, do Ministério Público
Federal, do Sindipeças, o sindicato dos fabricantes de autopeças e deste
jornalista..."
(http://omundoemmovimento.blogosfera.uol.com.br/2012/12/13/custo-de-producao-no-brasil-e-o-menor-do-mundo-e-margem-e-o-triplo-dos-eua/)
O site
segue fazendo comparações, mas várias perguntas ficam no ar...
Veja:
Custos
em Dólares da Produção de um Toyota Corolla e seu Valor Total
Custos de Produção
|
Impostos
|
Lucro
|
Valor Total
|
|
Corolla nos USA
|
14.256,00
|
1.458,00
|
486,00
|
16,200,00
|
Corolla na Argentina
|
17.064,00
|
3.456,00
|
1.080,00
|
21.600,00
|
Corolla no Brasil
|
16.588,00
|
9.152,00
|
2.860,00
|
28.600,00
|
As perguntas que o Site, as Montadoras e a Anfavea não
responderam até agora:
1. Na comparação feita pelo Site com o Corolla, o lucro do
carro vendido no Brasil é, em valores absolutos, quase seis vezes maior que o
lucro nos USA do mesmo produto. O site dá a entender de que é apenas pouco mais
que o triplo (3% e 10%). Como explicar essa ganância?
2. Como é possível fabricar um Toyota Corolla nos USA por apenas
U$ 14.256,00, e no Brasil por U$16.588,00 se os funcionários das fábricas americanas ganham mais que os
funcionários das montadoras brasileiras?
3. Os fabricantes brasileiros reclamam muito dos impostos (e
devem reclamar mesmo), mas se este valor for retirado da conta, o carro
brasileiro ainda será muito mais caro que o americano (U$19.448 contra U$14.742).
Como explicar esse alto preço?
Parece que as informações do site não apresentam toda a
verdade. O que leva muitos a imaginar
que a margem de lucro no Brasil deve ser bem maior do que a anunciada (deve ser na
verdade entre 20% e 30%).
Obs. Os percentuais que aplicamos para a Argentina foram os
que o Site forneceu para o “mundo”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário