quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Modelos de Ensino e Aprendizagem



Análise de 122 Pesquisas sobre Modelos de Ensino e Aprendizagem indicam o Melhor Caminho


Nos anos 1970 havia a percepção geral de que os estudantes quando reunidos em grupos de cooperação aprendiam mais e melhor do que em modelos individualísticos ou competitivos. A fim de investigar sobre o assunto e confirmar (ou não) essa percepção, dois pesquisadores da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, Roger Johnson e David Johnson¹, fizeram uma meta-análise de 122 pesquisas e estudos realizados nos EUA sobre metodologias de ensino realizando uma análise comparativa entre os mesmos. Eram artigos científicos, pesquisas de centros acadêmicos, dissertações de mestrado, teses doutorais, e documentos de análises de Secretarias de Educação.
De uma forma geral, três grandes modelos se apresentavam: cooperação, competição e individualismo. Ao analisar e comparar mais a fundo nesses estudos, eles perceberam que era possível fazer seis análises com quatro derivações dos grupos ou modelos principais que se evidenciavam na pesquisa: os grupos de cooperação, os grupos de cooperação que competiam com outros grupos, os alunos trabalhando de forma isolada e os alunos em competição uns contra os outros. 
Após as diversas análises que levaram seis anos, eles chegaram às seguintes conclusões: os grupos de cooperação (cooperam entre si e cooperam com os outros grupos) aprendem mais e melhor, seja em performance acadêmica, desenvolvimento de competências, habilidades e valores de relacionamento em grupo, como trabalho em equipe, relações interpessoais e solidariedade, entre outros valores. Em seguida, abaixo dos grupos cooperativos, os grupos competitivos se mostraram mais produtivos que os modelos de competição individual e, por último, os modelos individualísticos.
Em 2008 Cary Roseth² e uma equipe repetiram o estudo, dessa vez a comparação de 147 pesquisas (realizados em todo o mundo) permitiu que essa meta-análise fosse ainda mais abrangente. Os estudos mostraram novamente que a aprendizagem em modelos de cooperação é mais produtiva  e efetiva no que diz respeito à performance acadêmica e aprendizagem de competências e valores.
Em 2013 Eva Kyndt³ e colaboradores reuniram 65 estudos realizados em diversos países de 1995 em diante, questionando se de fato a aprendizagem em cooperação (aprendizagem cooperativa e colaborativa) é mais efetiva do que os outros modelos. E os resultados comprovaram mais uma vez que a aprendizagem em cooperação promove maior performance acadêmica quando comparada com modelos individualísticos ou competitivos.
Diante dessas evidências científicas tão amplas e validadas, não seria interessante fazer uso de estratégias cooperativas no ensino e na aprendizagem?
Siga o Blog e continue sabendo mais sobre esse assunto.

Referências
¹JOHNSON, David W. ; JOHNSON, Roger. A Socialização e a crise da busca da realização: está a solução nas experiências cooperativas de aprendizagem? Applied Social Psychology Annual 4 (Bervely Hills, California, Sage Publicantions, 1983) pp. 119-159
­_____________________________________ e SCOTT, Linda. Os Efeitos do Ensino Cooperativo e da Instrução Individualizada sobre os Estudantes – Atitudes e Conquistas Acadêmicas. Journal of Social Psychology 104 :2 (abril de 1978), pp 207-216
²ROSETH, Cary J.; JOHNSON, David W. ; JOHNSON, Roger. T. Promovendo a conquista e o Relacionamento entre pares dos adolescentes: os efeitos das estruturas de metas cooperativas competitivas e individualistas. Boletim Psicólogo 2008, Vol.34 Nº2, 223-246, 2008. Disponível em: www.apa.org/pubs/journals/releases/bul-1342223.pdf
³KYNDT, Eva .; RAES, Elizabeth; LISMONT, Bart; TIMMERS, ; CASCALLAR, Educardo ; DOCHY, Filip. Uma meta-análise dos efeitos da aprendizagem cooperativa face a face. Estudos recentes invalidam ou confirmam descobertas anteriores? Educational Research Review, Volume 10 Dezembro de 2013, páginas 133-149. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1747938X13000122

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...