sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Grande Nelson Mandela

"Quando eu saí em direção ao portão que me levaria à liberdade, eu sabia que se não deixasse meu ódio e minha amargura para trás, eu ainda estaria na prisão." N. Mandela

A humanidade ficou mais pobre, não há nenhuma dúvida. Um ser humano como Nelson Mandela ficará para sempre entre os grandes da humanidade. Sua postura, sua determinação, seu amadurecimento em meio à forte tribulação e sofrimento serão sempre objeto de análises, mas nunca de conclusões. Como ele conseguiu se libertar do ódio, do rancor e do ressentimento e colocar-se como um líder moral em um país dividido pelo preconceito e pelo desejo de vingança, é um desafio reflexivo aos defensores da ‘lei do mais forte’ e aos ‘religiosos’ que discriminam os ‘infiéis’. 

Mandela sabia fazer concessões porque olhava adiante – seus correligionários viam fraqueza em suas concessões, mas ele dava um passo atrás para em seguida dar dois adiante. Recusou um segundo mandato presidencial, quando todos sabiam que ele seria reeleito. Não via no poder a chance da revanche e de manipulação, mas a de servir e de conciliar. Seu exemplo foi sua força. Quando perguntaram a ele em 2007: “Como você, após sofrer uma tamanha injustiça e tormentos bárbaros, manteve o ódio sob controle?” Calmamente ele respondeu: “- O ódio nubla e escurece a mente.” 

Não é preciso dizer mais nada. 

Nelson Mandela não está mais entre nós, mas seu exemplo viverá para sempre. Frank V. Carvalho

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Nelson Mandela

Ontem apresentei minhas palavras ao grupo de professores e funcionários do Instituto Federal ao assumir a direção educacional, utilizando as palavras do grande líder Nelson Mandela. 
Hoje ele se foi, deixando seu grande legado. 
Foram estas as palavras de Mandela que pronunciei: 

"Nosso medo não é o de que sejamos incapazes. Nosso maior medo é utilizar o poder além da medida. É nossa luz, não nossa escuridão, que mais nos amedronta. Nós nos perguntamos: Quem somos para que nos considerem brilhantes, atraentes, talentosos e incríveis? Na verdade, a pergunta deve ser dirigida a todos que aqui estão: quem é você para não ser tudo isso?(...) Bancar o pequeno não ajuda o mundo. Não há nada de brilhante em encolher-se tentando fazer com que as outras pessoas se sintam seguras em torno de você. Na verdade, o efeito será o contrário. E à medida que deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo". Nelson Mandela, Discurso de posse no Parlamento Sul-africano, em 1994.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...