Páginas

Frank - Candidatura a Direção Geral do IFSP-SRQ 2025-2028

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O Significado da Palavra Aluno

O vocábulo Aluno provém do latim alumnus, e etimologicamente significa (literalmente) “criança de peito”, “que se alimenta de leite”, “lactante” ou ainda “filho adotivo”. Ressalte-se que alumnus, alumni, é proveniente de alere, que significa “alimentar, sustentar, nutrir, fazer crescer”.

Indo mais a fundo, diremos que o alumnus é uma espécie de lactante intelectual. Como os pequenos frequentavam e aprendiam na escola do lar, semanticamente aluno passou a equivaler a ‘pupilo’ ou ‘discípulo’, sendo assim, alguém que aprende de forma coletiva em instituições de ensino, ou pelo trabalho de um ou mais professores.

No caso de alere, palavra da qual deriva alumnus, o significado primário era ‘alimentar com leite’ e já no latim evoluiu para 'nutrir'.

Grande parte das palavras na língua latina foram formadas por aglutinação de prefixos e sufixos (afixos) a um radical (raiz). Em latim, o prefixo “a” indica ‘movimento para’, ‘aproximação’, ‘na direção de’ (abordar, apurar, arribar, arraigar, associar, assimilar).

Circula equivocadamente um conceito não fundamentado que atribui à palavra em questão o significado de alguém ‘sem luz’, como se ‘a’ fosse prefixo de negação. Nesse caso o equívoco se apresenta pelo fato de ‘a’ negação ser um prefixo grego e não latino. Logo, essa explicação é equivocada.

Se, no entanto, buscarmos outra explicação etimológica, fundada apenas no latim (onde está a origem dessa palavra) teremos ainda ‘a’ (‘movimento para’, ‘aproximação’, ‘na direção de’) + lumen, luminis (luz) = aquele que vai na direção da luz. Sendo que luz (metaforicamente) significa conhecimento, temos também o conceito de que o aluno é aquele que vai na ou em direção ao conhecimento.

É isso.

6 comentários:

  1. Foi uma explicação muito esclarecedora. Obrigada!
    Amanda Costa.

    ResponderExcluir
  2. Aluno de alumnus: a+ lume sem luz. aquele que não tem luz. A criança como sendo um ser sem autonomia. Horrível conceito.

    ResponderExcluir
  3. O termo aluno pode sim significar "sem luz", porque o prefixo "a" em latim pode significar também separação, afastamento, um exemplo de palavra é aversão, que vem do latim "aversio" do verbo "avertere".Porém tendo uma explicação para esse nome aluno, que é algo ou alguém que precisa encontrar o caminho da luz para se organizar no mundo escuro em que está, para isso há a existência de mestres, anciãos,para passar e mostrar aos alunos o caminho da luz
    Acredito que seja uma explicação também, dentre tantas outras que até foi explicada em seu texto.

    ResponderExcluir
  4. O termo aluno pode sim significar "sem luz", porque o prefixo "a" em latim pode significar também separação, afastamento, um exemplo de palavra é aversão, que vem do latim "aversio" do verbo "avertere".Porém tendo uma explicação para esse nome aluno, que é algo ou alguém que precisa encontrar o caminho da luz para se organizar no mundo escuro em que está, para isso há a existência de mestres, anciãos,para passar e mostrar aos alunos o caminho da luz

    ResponderExcluir
  5. Não gosto do termo aluno, justamente, pelo que foi descrito no último parágrafo. O aluno vai em direção ao conhecimento (a luz), portanto, ele não tem conhecimento...nega-se o conhecimento tácito da pessoa; estabelece que tem um ser que tem o conhecimento e outro não, e que então, um ensina e o outro aprende.
    Também nega-se que exista outras esferas de aprendizagem fora da Escola.
    Não é assim que percebo a Educação: "não há docência sem discência", ninguém educa ninguém nos educamos no processo: enquanto ensino aprendo e o educando ao aprender ensina, segundo Freire.
    E mesmo, que se escrevas textos e mais textos, "explicando" que o termo aluno não significa sem luz, sabemos que visão exposta no último parágrafo estabelece as relações de poder na escola. O professor ensina e o "aluno" aprende, afinal ele é uma "folha em branco".

    ResponderExcluir
  6. processo: enquanto ensino aprendo e o educando ao aprender ensina, segundo Freire.
    E mesmo, que se escrevas textos e mais textos, "explicando" que o termo aluno não significa sem luz, sabemos que visão exposta no último parágrafo estabelece as relações de poder na escola. O professor ensina e o "aluno" aprende, afinal ele é uma "folha em branco".

    ResponderExcluir

Estimado(a) Amigo(a)
Para deixar seu comentário, é simples: após escrever o comentário, logo abaixo em "Escolher uma identidade" escolha a última opção: "anônimo".
Não é necessário ter e-mail do Google, OpenID ou Nome/URL.
Lembre-se, CLIQUE EM "ANÔNIMO".
Se deseja deixar seu nome, escreva-o ao final da mensagem.
Em seguida, clique em PUBLICAR COMENTÁRIO.
Obrigado pelo seu comentário!