quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

O custo Brasil nos Carros


“Custo de produção no Brasil é o menor do mundo e margem é o triplo dos EUA”

É o que diz a reportagem dirigida por Joel Leite fazendo referência ao site blogosfera.

"– Estudo do Sindipeças revela que o custo de produção no Brasil é de 58% do preço final do carro, contra a média mundial de 79% e chega a 91% nos EUA.
– Fabricantes de autopeças revelem em Audiência Pública que o Lucro Brasil é de 10%, contra 5% no resto do mundo e 3% nos EUA.
A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado realizou na semana passada em Brasília audiência pública para discutir os altos preços dos carros no Brasil, com a presença de representantes da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, do Ministério do Desenvolvimento, do Ministério Público Federal, do Sindipeças, o sindicato dos fabricantes de autopeças e deste jornalista..."

(http://omundoemmovimento.blogosfera.uol.com.br/2012/12/13/custo-de-producao-no-brasil-e-o-menor-do-mundo-e-margem-e-o-triplo-dos-eua/)

O site segue fazendo comparações, mas várias perguntas ficam no ar...

Veja:

Custos em Dólares da Produção de um Toyota Corolla e seu Valor Total

Custos de Produção
Impostos
Lucro
Valor Total
Corolla nos USA
14.256,00
1.458,00
486,00
16,200,00
Corolla na Argentina
17.064,00
3.456,00
1.080,00
21.600,00
Corolla no Brasil
16.588,00
9.152,00
2.860,00
28.600,00

As perguntas que o Site, as Montadoras e a Anfavea não responderam até agora:
1. Na comparação feita pelo Site com o Corolla, o lucro do carro vendido no Brasil é, em valores absolutos, quase seis vezes maior que o lucro nos USA do mesmo produto. O site dá a entender de que é apenas pouco mais que o triplo (3% e 10%). Como explicar essa ganância?
2. Como é possível fabricar um Toyota Corolla nos USA por apenas U$ 14.256,00, e no Brasil por U$16.588,00 se os funcionários das fábricas americanas ganham mais que os funcionários das montadoras brasileiras?
3. Os fabricantes brasileiros reclamam muito dos impostos (e devem reclamar mesmo), mas se este valor for retirado da conta, o carro brasileiro ainda será muito mais caro que o americano (U$19.448 contra U$14.742). Como explicar esse alto preço?

Parece que as informações do site não apresentam toda a verdade.  O que leva muitos a imaginar que a margem de lucro no Brasil deve ser bem maior do que a anunciada (deve ser na verdade entre 20% e 30%).

Obs. Os percentuais que aplicamos para a Argentina foram os que o Site forneceu para o “mundo”.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...